D.S.T. - Debates Socialmente Transmissíveis

Faltando aproximadamente um ano para o vestibular nos sentimos cada vez mais uma massa de manobra. Números de uma sociedade orgânica de individualidade questionável, empanturrados de conteúdo programático, macetes e neuras. Nesse contexto, surge o despretensioso “DST”, um grupo de “prevenção e tratamento” às doenças venéreas de uma sociedade doente, alienada, saturada de vazios, informações descartáveis, crítica condicionada e discussões pouco aprofundadas.

Contagie-se também.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

E a UFU ataca novamente!

     É um absurdo ver o quanto estamos acostumados às incoerências da Universidade Federal de Uberlândia. Já é de praxe que a Universidade não dê ouvidos a seus alunos nem a população regional. Estamos cansados de ouvir nossos professores nos preparando para o fato de que "pode-se esperar tudo da UFU". Realmente.
     Nossa querida Universidade manipula a mídia fazendo com que seus próprios alunos sejam vistos como baderneiros inconsequentes e como se os vestibulandos fossem a plebe, à mercê das vontades e caprichos do ilustríssimo Reitor. Estamos cansados de presenciar nossos professores tendo suas contestações de questões ignoradas, ou de não receberem respostas da reitoria e das DIRPS a respeito de suas manifestações. Vimos a diretoria confiar a primeira fase do vestibular ao ENEM, exame que até hoje nunca provou ser seguro, tampouco cumpre realizar a avaliação profunda e eficiente a que se propõe. Vimos ainda o Reitor extinguir o PAIES e criar o PAAES, destinando apenas à alunos de escolas públicas 50% das vagas de cada curso, fazendo com que a concorrência por vaga no vestibular aumentasse absurdamente, enquanto pelo PAAES nenhum curso tem mais de 8 concorrentes por vaga. Vimos os jornais noticiarem que alunos invadiram a reitoria enquanto protestavam contra a probição da venda de bebidas alcoólicas nos campus, ignorando a seriedade do prostesto nomeado pelos alunos de "É proibido proibir" que reinvindicava melhoria das condições da estrutura física universitária, contratação de professores em número suficiente para a demanda de alunos e cursos, expansão do Restaurante Universitário que não suporta mais a quantidade de estudantes, fim do processo de terceirização de serviços da UFU, maior qualidade das bibliotecas, revogação do CRA (novo cálculo de desempenho acadêmico), permanência dos espaços de confraternização e eventos culturais nos campi da UFU e a devida regulamentação do comércio de bebida alcoólica na Universidade, ou seja, fora dos horários de aula, somente para maiores de 18 anos e acompanhado de medidas sócio-educativas em relação ao abuso do álcool e de outras drogas. Assistimos ao não preenchimento de todas as vagas do PAAES por alunos de escolas públicas.
     Porém, conforme o título da postagem sugere, a UFU atacou novamente. Segundo o artigo 10.4 do Edital do PAAES 2010, os boletins de desempenho das três etapadas deveriam ser divulgados no dia 5 de janeiro. O que não foi feito. Entramos em contato com a DIRPS que nos "informou" de que devido a alguns "problemas técnicos" os boletins da segunda e terceira etapas realmente não foi divulgado e não há data prevista para que seja.

     Mais uma vez, estamos sendo completamente ignorados. Talvez quando o nosso ilustríssimo Reitor voltar de suas férias, ele possa resolver nosso problema. Pagamos impostos, taxas de inscrição, nos dedicamos totalmente para cumprir o que a UFU e o seu estúpido conteúdo programático exigem de nós. Por que eles não podem simplesmente seguir o edital? Basta desse autoritarismo gratuito, dessa ineficiência frequente, desse descaso constante!


(Charges de Carlos Latuff)



Por Gabriela Carolina 

8 comentários:

  1. até quando vocês irão ficar nessa boberinha de ficar fazendo protesto. Vocês são apenas algumas pessoas que quando entrar no curso pretendido em uma faculdade, serão chutados pelos seus amigos, e serão aqueles nerds, que vão querer mandar em tudo. E não vai adiantar nada. Acorda pra vida gente, ano que vem é ralar. Vamo parar com essas bobeirinhas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica, universitário.

    ResponderExcluir
  3. Alienação agora traz amigos?

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto Gabi! Devo dizer que realmente admiro seu dom com as palavras, admiro a força de vontade que todos os integrantes do grupo DST tiveram ao criá-lo e eu simplesmente não poderia concordar mais com o que você disse!
    Não liguem para o que o anônimo ai disse!
    SOU SUUPER FÃ DO DST E REALMENTE ESPERO QUE ELE CONTINUE ANO QUE VEM!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não seria coerente da parte das pessoas que idealizaram o DST emudecerem diante de tamanho descaso dessa instituição para a qual todos(os que calam e os que nao calam)não medem esforços para fazer parte. É histórico o fato de alguns se 'encostarem' em outros. Nesse caso, se o 'protesto bobeirinha' der certo, os anônimos do contra serão beneficiados de quebra. O que perderam? Nada. O que ganharam? Um chute de quem acredita que ralar é o que estamos fazendo e bobeirinha é perder tempo desencorajando algo de que podem beneficiar-se. Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
  8. APOIAMOS AO BLOG VERDADE,VAMOS FAZER A UMA ALIANÇA DOS BLOGS http://oshackersdanacionalnet.blogspot.com.br/ e http://grupodstonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir