D.S.T. - Debates Socialmente Transmissíveis

Faltando aproximadamente um ano para o vestibular nos sentimos cada vez mais uma massa de manobra. Números de uma sociedade orgânica de individualidade questionável, empanturrados de conteúdo programático, macetes e neuras. Nesse contexto, surge o despretensioso “DST”, um grupo de “prevenção e tratamento” às doenças venéreas de uma sociedade doente, alienada, saturada de vazios, informações descartáveis, crítica condicionada e discussões pouco aprofundadas.

Contagie-se também.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

E a UFU ataca novamente!

     É um absurdo ver o quanto estamos acostumados às incoerências da Universidade Federal de Uberlândia. Já é de praxe que a Universidade não dê ouvidos a seus alunos nem a população regional. Estamos cansados de ouvir nossos professores nos preparando para o fato de que "pode-se esperar tudo da UFU". Realmente.
     Nossa querida Universidade manipula a mídia fazendo com que seus próprios alunos sejam vistos como baderneiros inconsequentes e como se os vestibulandos fossem a plebe, à mercê das vontades e caprichos do ilustríssimo Reitor. Estamos cansados de presenciar nossos professores tendo suas contestações de questões ignoradas, ou de não receberem respostas da reitoria e das DIRPS a respeito de suas manifestações. Vimos a diretoria confiar a primeira fase do vestibular ao ENEM, exame que até hoje nunca provou ser seguro, tampouco cumpre realizar a avaliação profunda e eficiente a que se propõe. Vimos ainda o Reitor extinguir o PAIES e criar o PAAES, destinando apenas à alunos de escolas públicas 50% das vagas de cada curso, fazendo com que a concorrência por vaga no vestibular aumentasse absurdamente, enquanto pelo PAAES nenhum curso tem mais de 8 concorrentes por vaga. Vimos os jornais noticiarem que alunos invadiram a reitoria enquanto protestavam contra a probição da venda de bebidas alcoólicas nos campus, ignorando a seriedade do prostesto nomeado pelos alunos de "É proibido proibir" que reinvindicava melhoria das condições da estrutura física universitária, contratação de professores em número suficiente para a demanda de alunos e cursos, expansão do Restaurante Universitário que não suporta mais a quantidade de estudantes, fim do processo de terceirização de serviços da UFU, maior qualidade das bibliotecas, revogação do CRA (novo cálculo de desempenho acadêmico), permanência dos espaços de confraternização e eventos culturais nos campi da UFU e a devida regulamentação do comércio de bebida alcoólica na Universidade, ou seja, fora dos horários de aula, somente para maiores de 18 anos e acompanhado de medidas sócio-educativas em relação ao abuso do álcool e de outras drogas. Assistimos ao não preenchimento de todas as vagas do PAAES por alunos de escolas públicas.
     Porém, conforme o título da postagem sugere, a UFU atacou novamente. Segundo o artigo 10.4 do Edital do PAAES 2010, os boletins de desempenho das três etapadas deveriam ser divulgados no dia 5 de janeiro. O que não foi feito. Entramos em contato com a DIRPS que nos "informou" de que devido a alguns "problemas técnicos" os boletins da segunda e terceira etapas realmente não foi divulgado e não há data prevista para que seja.

     Mais uma vez, estamos sendo completamente ignorados. Talvez quando o nosso ilustríssimo Reitor voltar de suas férias, ele possa resolver nosso problema. Pagamos impostos, taxas de inscrição, nos dedicamos totalmente para cumprir o que a UFU e o seu estúpido conteúdo programático exigem de nós. Por que eles não podem simplesmente seguir o edital? Basta desse autoritarismo gratuito, dessa ineficiência frequente, desse descaso constante!


(Charges de Carlos Latuff)



Por Gabriela Carolina